Como abrir um Café, Pastelaria ou Restaurante?

Abrir um café, uma pastelaria ou um restaurante é o desejo de muitas pessoas. Veja neste guia tudo o que precisa de saber sobre o ramo e como proceder.

 

Provavelmente já pensou abrir um café ou estabelecimento similar no ramo hoteleiro. Ser o proprietário de um café, uma pastelaria ou um restaurante sempre foi uma forma de muitos empreendedores terem o seu próprio negócio, criando um rendimento que como se diz normalmente “dá sempre dinheiro”. Mas abrir um café, é no entanto um projeto que como muitos outros negócios implica uma elevada dedicação de tempo, mas pode ser, quando bem gerido uma fonte de rendimento apetecível.

Abrir um café restaurante ou similar

Como começar a abertura do seu negócio?

Existem várias formas de começar o seu negócio na hotelaria, dependendo do capital que tem para investir. Vejamos alguns exemplos:

  • . Trespasse de um estabelecimento já existente

Uma forma simples é adquirir um estabelecimento já existente. Com isto consegue-se muitas vezes um bom negócio e poupa-se todo um conjunto de burocracias e tempo. Afinal, um trespasse significa que a maioria, quando não todas as situações e necessidades já estão incluídas. Os equipamentos hoteleiros, mesas, acessórios, balcões já estão geralmente incluídos. Por norma, os fregueses também o que pode ser uma mais valia.

Deve-se ter em conta as verdadeiras razões do trespasse, porque o negócio pode não estar a ser viável para o atual proprietário. Neste caso o importante é perceber-se o porquê. O fato de um negócio não ser viável para uns, não quer dizer que não o seja para outros. Por vezes a organização montada, o atendimento, os horários, a oferta, a variedade de produtos disponíveis pode não ser a melhor o que inviabiliza o negócio, e é ai que a sua gestão fará a diferença.

Se forem detetados esses problemas, e houver forma de contorná-los, pode-se fazer um excelente negócio, abrir muito mais rapidamente e começar a ter retorno do investimento num mais curto espaço de tempo.

Existem por vezes situações, onde os proprietários por razões de saúde, idade, residência ou outros vêem-se obrigados a vender o seu negócio. Conseguem-se assim muitas vezes excelente negócios sem grande dificuldade, onde toda uma orgânica já está montada e a funcionar corretamente.

A partir deste ponto, basta estabelecer contacto com todos os atuais fornecedores, verificar e confirmar as condições tentando sempre renegociá-las para seu proveito e reduzir despesas. O fato de o atual proprietário trabalhar com o talho X, ou com a contabilidade Y, não quer dizer que a tem de manter.

Muitas vezes, para evitar ter de negociar, mantêm-se os mesmos mas preferencialmente deve-se analisar um a um e procurar as melhores soluções possíveis.

Abrir um café restaurante ou similar Imagens

  • Aquisição ou Aluguer de um espaço

Neste ramo hoteleiro, a localização é na maior parte das vezes um fator muito importante em especial quando não se tem um nome firmado, conhecido ou recomendado. Com o tempo, deixa de ser uma preocupação porque como sabemos existem restaurantes em sítios mais remotos que por terem já reconhecimento geral das pessoas são procurados estejam eles onde estiverem e mantêm clientes fidelizados.

Mas é importante ter-se consciência de que esta situação só com o tempo é que acontece, e mantendo um serviço de excelência ou uma oferta diferenciada no mercado. Pode ser pelos pratos diferentes ou específicos, pode ser pelo preço, pode ser pelo espaço em si ou mesmo pelo atendimento personalizado.

Portanto, na aquisição ou aluguer do espaço é importante ter-se em conta a localização. Zonas muito movimentadas e/ou onde não existe concorrência são preferenciais. Existem casos de localizações específicas, como um sítio privilegiado à beira mar ou com uma vista de excepção. De qualquer modo depende do negócio em si.

Um restaurante que queira trabalhar com um tipo de clientela específica, tem de ter em conta estes fatores. Uma casa que queria trabalhar numa zona industrial deve moldar o seu negócio para a população mais frequente nestas áreas que são trabalhadores operários que regra geral procuram um menu completo a um preço acessível. Abrir uma marisqueira requintada numa localização industrial possivelmente não terá muito sucesso.

  • Criação de um café, pastelaria ou restaurante de raiz

Para quem poder financeiramente criar o seu espaço de raiz, pode dar mais largas à imaginação e tendo em conta a localização, clima, etc., com a ajuda de um arquiteto criar um espaço único e reconhecido facilmente conciliando as características a que se destina o estabelecimento, à forma e cores do mesmo.

Até na mesma rua, existem estabelecimentos que funcionam melhor do que outros porque as pessoas tendem a circular mais num dos passeios, por diversos motivos como a exposição ao sol, estacionamentos, etc. Observe com atenção todos estes pormenores.

É importante efetuar todas as contas de gastos possíveis e verificar que o seu orçamento permite o investimento. Existem um conjunto de despesas que previamente devem ser controladas de modo a não haver derrapagens e que não são necessárias na situação de trespasse, aquisição ou aluguer:

A construção irá elevar o custo do investimento, mas tem a vantagem de poder garantir um espaço único e em perfeita sintonia com o objetivo a que se propõe.

O que precisa depois de ter o espaço?

Seja qual tenha sido o modo como tenha negociado o seu próximo café, pastelaria, restaurante, hamburgueria, gelataria, etc., na maior parte das vezes terá de pensar num conjunto de pormenores importantes:

Abrir um café restaurante ou similar diferente

Decoração

A decoração de um espaço é essencial, e pode ter toda a influência no seu negócio. Uma imagem única e atrativa, que se distinga de todas as outras é meio caminho para que o seu estabelecimento seja facilmente reconhecido e lembrado. Casos de sucesso reconhecidos são por exemplo a Starbucks, a McDonalds. O logotipo, a imagem e decoração dos estabelecimentos não deixam margem para dúvidas. Torne o seu espaço Memorável!

Veja alguns exemplos de outros negócios que optaram por ter uma imagem de marca profissional.

Mobiliário e Loiças

As mesas, cadeiras e todos o mobiliário, quando já existente por norma opta-se pela continuidade da utilização dos mesmos. Mas tenha sempre em conta a dimensão dos mesmos, no modo de melhor aproveitar o espaço o melhor possível.

Nem todos os estabelecimentos permitem a colocação de enormes mesas redondas, e existem estabelecimentos que aproveitam as paredes para que os clientes possam mais rapidamente e de pé tomar a sua refeição, ou tomar o seu café rapidamente sem ocuparem desnecessariamente mesas ou atrapalharem o serviço.

Mobiliário diverso como haver cabides para se colocar o casaco, ou as senhoras pendurarem a sua mala são importantes. É incómodo a senhora querer colocar a sua mala e aperceber-se que as costas da cadeira são redondas, ou olhar à volta e não haver um cabide, ou um guarda chuva.

No entanto a criatividade aqui também pode ser benéfica. Existem locais onde não existe por exemplo nenhuma cadeira igual no estabelecimento, ou que as cadeiras têm um formato único ou são feitas de material reciclável e amigo do ambiente. Todos os pormenores podem ser ponderados, para acolher o seu cliente da melhor maneira e que este se sinta confortável.

Equipamentos Hoteleiros

É imprescindível ter equipamentos hoteleiros fiáveis e de provas dadas no mercado. Se ao abrir um estabelecimento este já tiver este tipo de equipamento, é preferível pedir uma verificação dos mesmos de modo a não ter surpresas. Até uma simples torradeira pode fazer toda a diferença se não estiver a funcionar e os clientes do pequeno almoço, pedirem-lhe torradas.

Arcas de refrigeração, fogões, exaustores, Máquina de Café, etc., devem estar sempre inspeccionados de modo a evitar algum tipo de problema. Consulte sempre um especialista em Equipamentos Hoteleiros e no caso de aquisição opte por quem lhe possa dar uma rápida assistência.

Fornecimento de Produtos

Dependendo do negócio hoteleiro que pretende montar, terá de ter em conta o fornecimento de muitos e diversos tipos de produtos:

  • Bebidas (Sumos, Vinhos, Cerveja, etc.)
  • Carnes / Peixes / Mariscos
  • Vegetais
  • Café
  • Bolos, Pão, Doces, Batatas Fritas, etc.
  • Toalhas de Mesa, Guardanapos
  • Consumíveis de Limpeza

Se ficar com um negócio existente, faça uma lista de todos os fornecedores e o que normalmente fornecem, e verifique as opções que tem, se entregam no estabelecimento, qualidade e preço. Pode também optar por deslocar-se e fazer as suas próprias compras, se tem de pagar a pronto ou pode pagar num prazo mais dilatado, etc.

Mesmo um estabelecimento concorrente, poderá ser um bom aliado nesta situação. Pondere um melhor desconto pelas quantidades de encomenda fazendo uma encomenda única, por exemplo. Ambos podem ficar a ganhar, embora como se sabe nem sempre isso é possível.

Ir à origem, pode-lhe trazer um benefício no preço e na qualidade. Fale com a Lota mais próxima, ou um produtor de Carne, ou um fabricante de queijo diretamente.

Abrir um café ou restaurante

Fornecimento de Serviços

Tal como no fornecimento de Produtos, existe um leque de serviços que eventualmente terá de contratar além do essencial como Água, Luz e/ou Gás:

  • Televisão, Internet, Telefone;
  • Assistência Informática para os equipamentos (POS e Software);
  • Contabilidade;
  • Certificação de Higiene Alimentar
  • Desinfestação
  • Manutenção dos Equipamentos Hoteleiros;
  • Certificação de Extintores;
  • Seguros;
  • Etc.

Negocei sempre todos estes serviços com quem os presta, peça orçamentos às diversas empresas e sempre que possível aconselhe-se com que já possui experiência nos mesmos. Uma solução pode ser aparentemente mais económica mas trazer-lhe custos escondidos, ou não lhe prestarem o serviço que o seu dinheiro merece.

Diversos

Com as novas tecnologias e as necessidades das pessoas, é sempre vantajoso disponibilizar gratuitamente acesso WiFi aos seus clientes. De igual modo é hoje me dia imprescindível ter pelo menos uma televisão, ou mais de uma consoante o espaço com dimensões que sejam visíveis.

Dependendo do tipo de estabelecimento, poderá ter música ambiente que é mais fácil colocar logo na construção ou remodelação do seu estabelecimento.

As crianças são uma constante e é preciso ter condições para que se possam divertir sem incomodar os Pais. Alguns estabelecimentos optam por ter um pequeno espaço com um quadro e giz, uma mesa para pinturas ou soluções semelhantes. Existe até casos de restaurantes que têm parques infantis específicos onde se pode acompanhar das mesas o que os filhos estão a fazer, o que pesa muitas vezes na hora dos Pais decidirem onde vão tomar o café ou tomar uma refeição.

Neste ponto é também necessário definir que existe acessórios de modo a acomodar crianças nas mesas, e que as casas de banho tenham a possibilidade de se poder trocar uma fralda, e a retenção das mesmas em recipientes próprios, de modo a não perturbar outros clientes.

Extintores, ar condicionado, sinalética, autorizações camarárias são apenas alguns dos pormenores a ter em conta.

Abrir um café ou Pastelaria

Abrir um Café ou outro qualquer negócio implica bons funcionários!

Em alguns casos não serão necessários muitos funcionários adicionais, poderá ser um negócio familiar num espaço mais pequeno. Em outros casos é obrigatório haverem funcionários aptos a fazerem o máximo para o seu negócio.

Um regra para o sucesso de qualquer negócio, seja em que ramo for é o atendimento e o profissionalismo dos colaboradores. São eles que na maior parte das vezes interagem com os clientes, e que fazem toda a diferença. Não existem funcionários perfeitos, nem são de modo nenhum tão importantes que não se possam dispensar. Regra geral se forem bem tratados, reconhecidos pelos seus préstimos e remunerados em conformidade podem fazer do seu estabelecimento um local ainda melhor.

Estatisticamente, perde-se um cliente principalmente pela má forma de atendimento, e muito menos por outros fatores como mostra o quadro em baixo.

 

Um bom colaborador tem gosto e apreço pelo que faz, e dá rentabilidade ao seu negócio. É necessário um acompanhamento pela gerência de modo a que seja uma situação win-win. A satisfação de ambos os lados, contribui para um melhor negócio.

Incentivos com funcionários

Dependendo do seu negócio, poderá optar por pessoas jovens e regra geral menos experientes ou por pessoas com imensa experiência no ramo. Em qualquer caso, existem incentivos do Estado para o fazer como poderá ver no website do IEFP, mas a sua contabilidade poderá dar sempre uma ajuda neste sentido e ajudá-lo a tomar as decisões corretas visto ser essa uma das suas competências base: Apoiar as decisões do empresário em todas as fases do negócio.

Os incentivos são em regra geral uma ajuda para as empresas, mas deve ser bem ponderado para quando chegar a fase de os mesmos já não serem concedidos.

Incentivos para o seu negócio

Seja no arranque ou durante a atividade, existem incentivos que podem ser atribuídos às empresas. Pode formular o seu próprio projeto ou pode consultar empresas dedicadas nesta atividade que o podem ajudar a obter incentivos para o seu negócio. A elaboração destes projetos por parte de uma empresa especializada têm uma superior probabilidade de serem aprovados pela complexidade que por vezes os mesmos exigem.

É importante referir que deverá usar toda a sua energia para o avanço do seu negócio, e sempre que possível deixar certos pormenores com quem é especialista. O custo é na maior parte das vezes recompensado, e não o distrai da sua atividade principal, que é abrir e gerir o seu café ou outro tipo de negócio no ramo hoteleiro.

Abrir um café com vista

Inauguração e funcionamento do seu estabelecimento comercial

Agora que tem o seu espaço pronto, com uma imagem única, equipamentos hoteleiros, funcionários, definicação do horário, etc., para exercer a sua atividade, é necessário que o mesmo tenho um acompanhamento diário e cuidado a todos os níveis.

Organização

Defina rigorosamente as tarefas de cada colaborador atendendo ao seu espaço e tipo de estabelecimento. Não deixe que ninguém se sinta “perdido” ao desempenhar as suas funções. Uma boa organização, na maioria das vezes contribui para que sejam necessário menos colaboradores para desempenhar o serviço.

Previna eventuais falhas, por vezes por diversos motivos alguém não se pode apresentar ao serviço. Não deixe estas decisões para a altura, se forem previstas antecipadamente irá dar mais conforto a toda a equipa. Isto poderá por ter uma pessoa de prevenção, ou poderá passar por ter outra forma de funcionar na altura, mas todos sabem o que fazer e ninguém se vai sentir “stressado” com a situação.

Horário

É importante que o horário seja adequado à localização e ao seu tipo de estabelecimento. Uma boa gestão do horário na pratica pode permitir-lhe uma poupança em colaboradores, e usar toda a sua força de trabalho nas melhores horas e dias da semana invés de ter demasiados tempos “mortos”. O mesmo se aplica com todos os restantes gastos como a eletricidade, etc.

Observe os horários praticados pela concorrência, verifique os dias de trabalho da mesma, os horários das empresas em redor, como a população em geral na sua área de atuação se movimenta e que horários pratica. Existem locais que ao domingo não têm por exemplo nenhum movimento, ou existe a oportunidade de estar de portas abertas em certos dias que a sua concorrência não está.

Limpeza

É indiscutível a importância da limpeza em qualquer estabelecimento. Exija que o seu estabelecimento tenha não só um aspeto asseado e limpo, mas acima de tudo que o mesmo esteja sempre asseado e limpo!

Pormenores como a desinfestação de todo o tipo de insectos, sejam eles rastejantes ou voadores também deverá estar prevista e usar-se os equipamentos e meios necessários para que não entrem de forma alguma e incomodem os clientes ou que possam provocar danos, por vezes irreparáveis à imagem que o seu negócio alimentício possui.

As casas de banho de serviço, espelham muitas vezes o cuidado e as características de um negócio. Nunca deixe que a impressão da higiene da mesma, transmita uma má sensação aos clientes que as utilizam.

Dependendo do estabelecimento, existem formas de poupar consideráveis quantias quanto aos processos de higiene a serem usados. Peça um orçamento de um projeto de higienização, os especialistas sabem que produtos usar, em que quantidades usar, onde o vai usar e criam-lhe um mapa personalizado com todos os factores para as diversas áreas do seu estabelecimento.

Abastecimento

Se tiver acertado tudo corretamente com os seus fornecedores, apenas terá de regularmente e atempadamente verificar os seus stocks e prazos de validade dos produtos para melhor organizar estes pedidos e nunca haver faltas em stock. Seja o abastecimento feito por si, ou ser-lhe entregue à porta é importante não descuidar este pormenor porque pode tornar-se incómodo não ter este ou aquele produto.

Abrir um café, Guia Prático

Montar um Café, Pastelaria, Restaurante ou Similar: Conclusão…

Sem dúvida alguma que não é um negócio complexo, apenas exige como quase qualquer outro negócio, que se faça um bom atendimento ao cliente, muita organização e vontade de se dedicar ao mesmo como a sua segunda casa. A divulgação inicial é fundamental, a imagem do seu estabelecimento também.

Em regra geral são negócios que possuem uma boa margem de lucro e não são difíceis de implementar. Existem casas abertas com dezenas de anos, que mantêm uma clientela fidedigna assim como existem zonas populacionais com imensos cafés e onde todos trabalham.

Utilize uma folha de cálculo para colocar os diversos itens que vão ser uma despesa fixa, verifique com orçamentos qual será o seu investimento inicial e uma previsão de despesas correntes. Assim já poderá ter uma previsão de qual a média diária ou mensal de vendas que precisa, para melhor aprovar o seu desejo de abrir um café ou outro negócio na restauração.

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Por, Paulo Armário – Equipamentos Hoteleiros