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A industria das lavandarias operadas por moedas tem sido uma revolução em Portugal, principalmente nos centros urbanos como Lisboa, Porto, Setúbal, etc. Da pouca oferta que havia têm surgido nos últimos anos mais espaços comerciais de lavandarias self service que sem dúvida vão de encontro às necessidades da população em especial nas cidades. Vamos apresentar-lhe o que precisa de saber para abrir a sua lavandaria self service e tirar o máximo de rentabilidade da mesma.

lavandaria self service - Paulo Armario 1

Industria das máquinas de lavagem automaticas

Ao contrário de muitos países como os Estados Unidos, as lavandarias em Portugal surgiram recentemente, e mostraram ser um negócio que se pode expandir facilmente e onde se pode obter uma boa margem de lucro porque vieram oferecer algo que o mercado não tinha e que há efetivamente procura. Mas têm de deixar de ser um local enfadonho, monótono onde os clientes já por si não apreciam a tarefa e tornarem-se num local apetecível de visitar, oferecendo múltiplos serviços e onde o cliente se sinta confortável em cada visita.

Uma lavandaria self service deverá poder apresentar ofertas de snacks, ser um local onde se possa entregar e recolher a roupa passada a ferro, jogos de video e demais serviços de modo a rentabilizar o espaço como veremos mais adiante neste artigo. E para facilitar as operações e a facilidade de consumo, as máquinas poderão utilizar um sistema de cartão tal como um cartão de débito ou um cartão telefónico, que pode ser carregado com uma determinada quantia e utilizar o cartão nas diversas necessidades dos clientes no interior da loja. A presença de um colaborador na loja, embora represente um custo mensal, torna-se muito útil porque além de poder ajudar os clientes na utilização das máquinas e aconselhá-los convenientemente, afastando alguma timidez inicial, também asseguram uma monitorização da loja num todo.

O nascer das lavandarias automatizadas

Pelas solicitações do mercado, o surgimento das lavandarias self service vêm responder a um enorme conjunto de necessidades. O fator mais básico para a grande maioria da população é que um casal está cada vez mais dedicado ao seu emprego porque é a fonte de rendimento da família, os filhos, as deslocações, as compras e um sem número de atividades que sendo essencial absorve grande parte do tempo, parecendo que as 24 horas do dia não são suficientes para realizar todas as tarefas que são necessárias efetuar.

Os empresários possuidores de estabelecimentos como as lavandarias retiram proveito desta situação oferecendo um conjunto de serviços que permitem poupar tempo ao cliente, como o serviço de lavagem, secagem, dobragem, etc., e inclusive deslocando-se às residências dos clientes levantar roupa e entregar roupa já lavada e dobrada.

A oferta de múltiplos serviços é a forma de rentabilizar todo o negócio e aumentar os lucros. Se o espaço comercial é pago, porque não aproveitar muitos metros quadrados que por vezes ficam livres e não têm utilidade dentro do estabelecimento para maximizar os lucros, e a venda de alimentos, aluguer de caixas de correio, ponto de entrega e recolha de encomendas e oferecendo serviços como o acesso à Internet sem custos para o cliente. Muitos destes serviços não representam nenhum investimento adicional ou necessitam de um investimento mínimo, e representam uma mais valia para o cliente visto poderem utilizar diversos serviços no mesmo espaço, sem necessidade de se deslocarem para outros locais.

A abordagem de alguns empresários que têm espaços realmente grandes, até um mini mercado foi criado, onde é possível aos clientes adquirir alimentos básicos e quase sempre necessários enquanto aguardam a lavagem da sua roupa. Além de ser um benefício para o cliente é um auxiliar importante ao empresário para pagar o espaço comercial.

O ambiente do espaço é igualmente essencial, e é importante ver-se zonas distintas para crianças, haver música de fundo agradável, uma máquina de café e uma pessoa sempre amável e disponível para ajudar todos os clientes.

Negócio de Oportunidades

A população cresceu nos últimos anos nos grandes centros urbanos e nas áreas limítrofes, designadas muitas vezes por dormitórios, mas que albergam um enorme aglomerado populacional, onde na maioria das famílias o rendimento vem do esforço conjunto do casal, sendo por isso uma razão forte para que estes serviços de conveniência de lavagem e tratamento da roupa continuem a crescer pela forte razão de que certas tarefas requerem algum tempo, tempo esse inexistente nos dias de hoje.

Um dos serviços principais que a lavandaria self service deve poder oferecer é sem dúvida o passar a roupa a ferro e a dobragem, sendo mesmo o serviço extra número um onde se pode obter rendimentos. A verdade é que mesmo havendo em quase todas as casas uma máquina de lavar, cada vez mais com possibilidade de secagem, a conveniência do serviço tem uma elevada procura. Além de que é mais conveniente recorrer a uma lavandaria self service e lavar uma quantidade de roupa elevada do que nas máquinas de casa efetuar diversas lavagens pela capacidade que as máquinas de lavar e secar em casa têm.

Por outro lado o código de trabalho tem levado a que o vestuário seja cada vez mais informal, portanto cada vez mais pessoas utilizam roupa casual mesmo para o trabalho e deixam os fatos para ocasiões especiais. Estas modificações levam a que cada vez mais se tenha uma enorme quantidade de roupa para lavar e é bastante mais conveniente uma visita à lavandaria.

O fato de termos assistido a um enorme aumento no aluguer de casas, algo que ocorreu por diversos fatores mas que provoca também uma maior necessidade de lavandarias, isto porque algumas casas não estão equipadas com uma máquina de lavar, assim como existe um aumento de conveniência para quem está deslocado fazer uma visita de uma vez só a uma lavandaria self service e realizar convenientemente um conjunto de tarefas.

A baixa concorrência também deve ser colocada em conta, porque ao contrário de outros países onde este negócio cresceu e existe uma competição muito grande, em Portugal essa competição é quase inexistente. Quem se posicionar nesta fase com uma oferta variada e criar uma clientela fidelizada terá sempre a maior fatia de mercado, mesmo quando começar a haver mais concorrência. O fator principal é que os clientes procuram uma lavandaria automatizada pela conveniência e pela rapidez. Se aliarmos à localização geográfica do estabelecimento, o horário abranger as horas que as pessoas mais precisam, se o serviço for agradável e o ambiente acolhedor e confortável não existe razão para mudarem e o negócio continuará sólido.

Vintage Lavandaria Self Service

O dia a dia de uma lavandaria self service

Possuir uma lavandaria self service poderá ser o negócio de uma vida, mas rapidamente um empreendedor poderá ter duas ou mais lojas e a médio prazo possuir uma cadeia de lavandarias. Quase todos os empresários possuem somente uma loja e metade destes empresário dedica a sua vida a tempo inteiro à gestão da loja como se fosse um normal emprego. A outra metade além de manterem o seu emprego durante o dia, fazem somente a gestão da loja à noite até poderem dedicar-se a tempo inteiro à atividade e a partir dai crescer o negócio para mais lojas aproveitando a necessidade corrente do mercado.

O lucro que se pode obter de uma lavandaria operada por moedas ou por cartão depende muito da quantidade de despesas inerentes ao negócio, sendo que as despesas podem ser muitas vezes mais de 65% da faturação conseguida. A margem obtida, segundo estudos, depende mais da forma como o negócio é gerido do que propriamente do tamanho do espaço comercial. Um empresário que gere a sua própria loja, que a mantém sempre limpa, com os equipamentos devidamente a funcionar, que utiliza meios de reduzir os consumos dos equipamentos e oferece um bom serviço ao cliente poderá obter lucros de 35% do volume de faturação.

A consistência do retorno é também uma mais valia para qualquer pessoa que envergue neste negócio. Para quem procura um negócio com um bom retorno esteja o estado da economia em boa ou má situação, este tipo de loja é a aposta perfeita. A lavagem da roupa é sempre necessária e não se trata de um luxo, portanto as pessoas irão sempre procurar quem lhes possa prestar este serviço de maneira rápida e fácil. Se o local que escolheu para montar a sua lavandaria não for um local que vive do turismo, poderá contar com um rendimento semelhante mês após mês. Afinal o cuidar da roupa não é algo sazonal.

É necessária experiência para abrir este negócio?

Absolutamente nenhuma, aliás a grande maioria das pessoas que se estabeleceram neste meio não tinham nenhuma experiência no ramo das lavandarias self service quando iniciaram a atividade, sendo pessoas que trabalhavam previamente nas mais diversas áreas mas onde a única visão foi terem percebido que é um negócio com bastantes possibilidades de retorno financeiro.

Será salutar no entanto, conversar com que possui experiência em lavandarias self service de modo a perceber os prós e os contras, e verificar acima de tudo o que funciona e o que não funciona. Deverão ser averiguadas as potencialidades de cada espaço, a população onde está inserido esse espaço, a forma de aproveitar o espaço, o número e o tipo de máquinas a ter e na conjugação destes fatores deverá ter-se uma melhor percepção das potencialidades do negócio. Deve-se ter em conta que o que funciona num local poderá não funcionar noutro, e espaços diferentes poderão ter aproveitamentos diferentes.

Se não é necessária nenhuma experiência prévia na área, deve-se ter em conta que a gestão do negócio é essencial para o sucesso. A garantia de uma boa assistência é por exemplo algo fundamental, porque um equipamento parado é prejudicial para o negócio e acima de tudo uma lavandaria vive dos equipamentos que possui. Com entusiasmo, algum suporte e o aconselhamento que teremos todo o gosto em dar-lhe, este negócio é uma excelente aposta para qualquer pessoa.

O conceito da lavandaria

Talvez se pense que este negócio é focado nas roupas, mas é na verdade um negócio focado nas pessoas. Tal como muitos outros negócios, o que está a ser vendido é um serviço a clientes, e quanto mais próxima for a relação com o cliente e o melhor o servir, mais se conseguirá o retorno continuo desse cliente.

Se gosta de ser bem tratado quando é atendido é exatamente isso que se deve fazer com todos os seus clientes. Deverá ter algum tempo disponível para falar com eles, perceber as suas necessidades e preferências ao nível de serviços. Este tempo despendido ser-lhe-a muito útil para melhorar a qualidade dos serviços que oferece e atrair mais clientes.

Se por ventura, decidir que deverá ser um funcionário a ter esta abordagem aos seus clientes, garanta que escolhe as pessoas certas para o lugar, pessoas que sejam simpáticas, afáveis, prestáveis e que entendam as necessidades do cliente para que lhe o possam transmitir convenientemente. Se achar que o seu negócio deverá ser realizado sem pessoas a fazer atendimento, nas visitas que efetua ao estabelecimento para recolher as moedas, efetuar a limpeza dos equipamentos, etc., deverá continuar a aproveitar estes pequenos tempos para se dar a conhecer aos clientes, verificar que estão satisfeitos, ouvir reclamações ou sugestões que eventualmente lhe queiram dar. A interação com os clientes é essencial no negócio, o negócio existe pelos clientes que possui e que estima.

O que fazer diariamente?

Seja qual for a forma que pretende que o seu estabelecimento funcione, se somente consigo ou com um funcionário existem tarefas diárias que devem ser feitas. Além da abertura e do fecho da loja, exceto os estabelecimentos que funcionam 24 horas por 24 horas, é necessário efetuar a limpeza de todo o espaço incluindo os equipamentos, recolher o dinheiro dos moedeiros, abastecer as máquinas, etc. Essencial é também recolher informação de como os equipamentos estão a ser utilizados e como é que está a ser feita essa utilização. Claro que para quem oferece outros serviços, tudo isso tem de ser levado em conta e ser supervisionado quando existem funcionários envolvidos.

Que horário é que vai utilizar e o que fazer?

Uma lavandaria pode estar aberta das 06h00 às 22h00, todos os dias da semana e em especial aos fins de semana que é muitas vezes quando têm mais afluência. Mas existem casos que de lavandarias que funcionam 24 horas por dia, quando por exemplo funcionam perto de locais como residências de estudantes. Se a renda da loja é paga para o mês e se existe afluência de pessoas, sendo um negócio automatizado porque não funcionar também nos horários que a população que a utiliza por vezes funciona? Mesmo sem funcionários não existe razão para tal não acontecer, os equipamentos existem e estão prontos a funcionar e obviamente a realizar-lhe dinheiro.

Se lhe chegarem clientes às 22h00 vai mandá-los embora porque a loja está a fechar, quando a mesma pode funcionar por si própria? Deixe-os usufruir do espaço, às horas que lhes são convenientes, utilizar o Wi-Fi grátis do estabelecimento, ver a novela na televisão enquanto efetuam uma tarefa já por si, e para a maioria das pessoas, aborrecida. Outra forma de averiguar os horários é verificar os negócios que o rodeiam, como por exemplo uma bomba de gasolina, um bar ou outro tipo de negócio com horários fora do habitual.

A abertura da loja pode ser feita remotamente, através de fechaduras temporizadas. O encerramento deverá ser feito por si ou por alguém, e caso pretenda encerrar a loja por exemplo às 22h00, permita somente que os clientes possam entrar até às 20h30 de modo a poderem utilizar os seus serviços e terem tempo para o fazer até ao encerramento.

A limpeza é sem dúvida essencial, e deverá ser feita diariamente:

  • Lavar o Chão
  • Limpar os Vidros
  • Lavar a Casa de Banho
  • Limpar as máquinas dispensadoras
  • Lavar os recipientes de sabão dos equipamentos
  • Etc

Esta limpeza preferencialmente deverá ser feita após o encerramento da loja, evita acidentes e perturbar os clientes. Se a loja for muito movimentada, deverá ser aumentada a frequência da limpeza de modo a garantir ter sempre um estabelecimento onde não haja reparos a fazer. Eventualmente verificar as horas menos movimentadas e aproveitar este período de tempo para uma limpeza intermédia.

Recolha igualmente as moedas preferencialmente nas horas de menor afluência, e registe as quantias recolhidas em cada máquina. Isto permite-lhe efetuar uma estatística para cada máquina e tipo de equipamento, de modo a ter uma noção exata de como estão a ser usados os equipamentos. Quando necessitar de tomar decisões esta análise é fundamental.

Se utiliza um sistema de cartões, esta tarefa é mais fácil e cómoda de fazer, mas seja qual for a forma que escolheu é importante efetuar um mapa semanal por tipos de máquina. Efetue uma tabela com 7 colunas, representando cada uma o dia da semana e um conjunto de linhas que representem os tipos de equipamento que possui: Máquina de maior capacidade, de menor capacidade, secadores, máquinas de venda automática, etc. Registe qual foi a quantia que fez e certamente poderá saber com o tempo os dias das semana que mais fatura, se os clientes utilizam mais as máquinas de grande capacidade ou de pequena capacidade, etc. Se necessitar de trocar um equipamento, saberá com maior precisão que por exemplo compensaria trocar um equipamento de menor capcidade por uma de maior capacidade porque assim os clientes o preferem, assim como muitos outros dados.

Máquinas de Venda

Uma tarefa essencial é reabastecer as suas máquinas de vendas, sejam elas de bebidas, de sanduiches, de sabão, troca de dinheiro, etc. Se possuir um contrato, não tem de se preocupar que o abastecimento é feito pela empresa, mas caso possua as suas próprias máquinas terá de fazer esse abastecimento por si. É essencial as máquinas não terem ruturas de stocks, caso aconteça estará a perder vendas e terá uma impressão negativa por parte dos clientes.

Faça a sua contabilidade diariamente

Não deixe acumular todos os registos e a contabilidade do seu negócio. Ou no escritório, caso exista, ou em casa anote sempre tudo do seu negócio, verifique as faturas, o dinheiro de caixa, se houve alguma sugestão dada por algum cliente, se houve alguma situação que deverá intervir. Arquive os documentos a entregar à contabilidade e não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, porque afinal o seu negócio não para e deve ser controlado diariamente para que possa tomar decisões rápidas e baseadas no que acontece no estabelecimento ou estabelecimentos.

Se verificar que a máquina de larga capacidade trabalha sempre 8 vezes por dia, e a pequena trabalha somente 2 vezes por dia é preciso tomar a decisão de possivelmente substituir esse equipamento por outro, porque o mais certo é haver procura para o equipamento de maior capacidade e não estar a dar razão à procura. Se não tiver um registo e um controlo exaustivo destas situações atempadamente, poderá ser tarde e os clientes já procuraram outro local onde possam mais rapidamente efetuar o que pretendem.

Contabilidade Lavandaria Self Service

Custos Iniciais

Como qualquer negócio, existem alguns custos básicos a ter em conta para colocar o negócio em andamento, sendo que esses custos irão depender da forma como pretende iniciar a atividade em lavandarias self service. Se já possui um espaço próprio ou se pretende alugar um espaço terá de ter em conta o seguinte:

  • Estudo de mercado
  • Construção / Remodelação de espaço existente
  • Licenciamentos
  • Equipamentos
  • Marketing

Optando por adquirir uma lavandaria existente os custos associados serão diferentes, mas na mesma deverá ser feito um estudo de mercado e perceber-se se o equipamento existente é o adequado, ou deverá sofrer alterações.

No entanto seja qual for o tipo de investimento inicial à que ter em conta os seguintes custos mensais para manter o negócio em funcionamento:

  • Aluguer mensal do espaço (quando aplicável)
  • Custos eletricidade, água e gás
  • Empregados (salários, impostos, seguros, etc.)
  • Seguros (incêndio, roubo, vandalismo)
  • Publicidade
  • Manutenção (limpeza, detergentes, etc.)
  • Fornecedores
  • Contabilidade, Marketing, Internet, Software
  • Impostos

Após averiguar todos este fatores, e caso não tenha experiência deverá este estudo ser feito por um profissional, então poderá tomar a decisão de arrancar com o projeto. Tudo dependerá se irá reformular um espaço, se já tem o espaço ou se vai alugar um. Investigue todos estes fatores de modo a poder tomar uma decisão consciente e se tem capital para avançar, ou terá de procurar o capital necessário para poder abrir a sua lavandaria self service.

O estabelecimento de eleição

O estabelecimento será a chave do negócio, tanto em localização como no ambiente que dele conseguir desenvolver. Pondere trabalhar com um tema, de modo a personalizar toda a loja e torná-la verdadeiramente única e inesquecível. Pode tornar o ambiente e decorá-lo das mais diversas formas, como simular um espaço à beira rio, um castelo medieval, ou aplicar-lhe um estilo vintage decorado com peças antigas. Seja qual for a sua ideia torne o ambiente único de modo a que os seus clientes nunca se esqueçam, não façam confusão com nenhum estabelecimento do género e o divulguem com alegria aos seus amigos. No fundo criar uma associação mental do espaço, com o serviço que presta e que queiram sempre voltar.

As crianças

Muitas vezes os clientes são obrigados a levar também as crianças, e é saudável para si como proprietário assim como para os seus clientes que haja um espaço dedicado aos mais pequenos, de forma a que gostem do tempo que lá passam e para que estejam entretidos sem incomodar outros clientes ou mesmo magoarem-se ou danificarem-lhe algum equipamento mesmo que seja só esteticamente.

Uma simples mesa com cadeiras, com a possibilidade de se entreterem a desenhar, fazer um lego ou um outro tipo de jogo, uma televisão a difundir desenhos animados e alguns brinquedos. Todos saem a ganhar, e os seus clientes vão gostar da atenção que tem para com as crianças, e vão preferir o seu estabelecimento ao invés de outros que não possuam este mimo.

crianças na lavandaria self service

Para os mais crescidos

Até os adultos ficam aborrecidos numa lavandaria, se não tiverem com o que se entreter. Esperar que uma lavagem decorra torna-se aborrecido. O fato de poder ter uma ou mais televisões ajuda a passar o tempo, podendo ser programas temáticos, vídeos ou outro qualquer tema para entretimento. Poderá ter a televisão a um nível onde seja permitido o próprio cliente mudar de canal ficando o televisor a uma altura apropriada para isso, ou poderá ficar apenas a ser difundido o que pretender.

Poderá ter video jogos, utilizando uma máquina de jogos em parceria com um distribuidor de máquinas de jogos e dividindo os lucros. Uma simples máquina de dardos pode ser um motivo de entretenimento para os seus clientes. O fato de ter máquinas de vendas de bebida, café, sanduiches, bolos ajuda a que os clientes passem o tempo e possam também consumir enquanto esperam, além de como referimos, estar a rentabilizar o espaço. Pode comprar as suas próprias máquinas ou poderá fazer parceria com uma empresa de “vending” que lhe proporcionará as máquinas que desejar e as irá abastecer, onde obviamente a sua margem de lucro será menor.

Avalie o que existe de oferta na vizinhança da sua loja e coloque os preços de forma a que o cliente não saia do seu estabelecimento para ir consumir na loja ao lado, simplesmente porque pretende uma garrafa de água e o seu preço é superior ao café que está do outro lado da rua por exemplo.

Avalie as necessidades dos seus clientes e rentabilize a loja ao mesmo tempo que lhes proporciona os serviços que pretendem e maximize o tempo que a sua loja está aberta ao público. Pense no cliente e no que precisa. Acesso a um computador? Acesso à Internet gratuitamente?

Projeto Chave na Mão

A nossa experiência no setor poderá auxiliá-lo em todas estas decisões. Os equipamentos a utilizar, as formas de rentabilizar o espaço, os serviços que poderá ter e até as parcerias que poderá desenvolver com outras empresas de outras áreas de modo a que se possam ajudar mutuamente. Se pretende um projeto chave na mão, também podemos prestar-lhe esse serviço diminuindo o seu investimento de tempo a analisar todas estas situações em cima descritas.

Somos apoiados pelo grupo Alliance Laundry Systems detentores de marcas prestigiadas como a Ipso e a Primus e oferecemos soluções de alta qualidade, robustas e de fácil implementação, suportadas por uma rápida assistência técnica de modo a garantir que o seu negócio funcione em pleno e sem preocupações.

Exemplos de Lavandarias Self Service

Veja alguns exemplos de lavandarias self service que efectuámos para clientes no nosso Porfólio de Lavandarias Self Service

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